Este é um tratamento onde se aplica óleo nos cabelos.
O óleo ajuda o cabelo a reter a umidade, melhorando a resistência à tração. Ajuda a manter o equilíbrio hídrico, evitando que os fios absorvam água demais na lavagem, o que é chamado de “fadiga hídrica” .
Quais são os tipos mais indicados para uso nos fios?
A umectação deve ser feita com óleo 100% vegetal. Em pesquisas, o óleo de coco foi o único que foi capaz de prevenir essa “fadiga hídrica”, mas é provável que outros óleos também funcionem da mesma forma. Isto ocorre porque as partículas do óleo de coco são pequenas o suficiente para penetrarem na haste capilar.
Outros óleos que podem ser usados são óleo de argan, sementes de uvas e de jojoba.
Pelo fato de os óleos capilares serem importantes na manutenção do equilíbrio hídrico dos fios, recomenda-se a aplicação antes da lavagem com shampoo (pré-lavagem), especialmente em fios danificados. Assim conseguimos melhorar o “frizz” e desembaraçar mais facilmente, evitando a “fadiga hídrica”. Como finalizador, deve ser aplicado apenas nas pontas. Além disso, os óleos ainda são muito usados como componentes de condicionadores e máscaras.
O óleo deve permanecer no comprimento do cabelo por pelo menos 20 minutos antes de enxaguar.
Na lavagem, utilize o shampoo pelo menos duas vezes para retirar bem o óleo e depois um bom condicionar para fechar as cutículas.
Enxágue bem e deixe secar naturalmente.
Repita este processo a cada 10 a 15 dias